quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sangue-Frio

Quem nunca viu aquele famosa imagem de um crocodilo enorme na beira do rio com a boca aberta? Isso implica no comportamento de termorregulação presente em todos os répteis... e sua boca aberta é por apresentar uma membrana fina e bastante irrigada no seu interior.


Diferente de nós que somos animais endotérmicos, ou seja, gastamos uma certa energia para manter a temperatura do nosso corpo constante, os répteis e anfíbios em geral são ectotérmicos, logo, precisam buscar por fontes externas para manter sua temperatura ideal.
Uma clareira no meio da floresta, ou o asfalto é uma maneira bem comum dos répteis buscarem sua "temperatura ideal" porem, diferentemente do que muitos pensam chegar ao clímax não implica simplesmente em passar o maior período possível em baixo do sol, que por sinal é sua principal fonte de calor, esse animai buscam mesclar entre regiões quentes e regiões com temperaturas mais amenas como a sombra por exemplo. Já tive a oportunidade de verificar esse comportamento em campo, ao ver uma serpente alternando entre a luz que chegava ao chão da mata devido a uma clareira e a sombra que todo resto de mata a propiciava.

A termorregulação é um processo influenciada por inúmeros fatores, como por exemplo, o tipo de forrageio do animal, animais com característica senta-e-espera tem vantagem sobre os que tem atividade de forrageio intensa, pois podem ficar alternando entre quente e frio mantendo sua temperatura ideal, enquando a intensa atividade irá fazer com que ele tenha em certos momentos de parar seu forrageio para se esquentar ou esfriar e só então voltar a atividade, o tamanho tambem é outra variável importante, nesse caso, espécies maiores tem menos perda de calor do que espécies menores, porem elas são limitadas ao tempo de exposição a radiação solar.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Curso - Manejo de Fauna em Cativeiro

segue as informações sobre o curso.


CURSO TEÓRICO-PRÁTICO:

MANEJO DE FAUNA EM CATIVEIRO


Objetivo: Abordar os aspectos legais e as principais técnicas e metodologias utilizadas na manutenção e no manejo de fauna em cativeiro e também na soltura e monitoramento da fauna silvestre.

Aplicação: O conteúdo apresentado no curso é de fundamental importância aos alunos e profissionais ligados ao tema manejo de fauna silvestre, com especial direcionamento a zoológicos, centros de triagem e mantenedores de fauna.

Público alvo: Profissionais da área ambiental, médicos-veterinários, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação.

Estrutura do curso: O curso será realizado em 03 (três) módulos, uma disciplina por módulo, através de aulas teóricas e práticas.

Cronograma e conteúdo programático:

10/09/2011

Local: Zoológico de Sorocaba

Docente: Rodrigo Hidalgo Friciello Teixeira

Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFRRJ em 1991, mestre em Biologia Animal pela UFRRJ em 2001, médico veterinário do Zoológico Municipal de Sorocaba – desde 1994, Diretor do Zoológico de Sorocaba de 1996 a 1997, Médico Veterinário da Fundação Parque Zoológico de São Paulo de 2001 a 2003. Curso de especialização em animais selvagens em cativeiro - Reino Unido em 1995, Curso de especialização em animais selvagens em vida livre - China em 1997. Proferiu palestras e cursos sobre medicina de animais selvagens em congressos, encontros e disciplinas de graduação em vários estados da Federação (SP, RJ, MG, SC, DF, MS, PA e RN). Professor de Pós Graduação na ANCLIVEPA, INBRAPEC, UNISA e PUC – Sorocaba, sócio efetivo da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens – ABRAVAS, sócio efetivo da Sociedade de Zoológicos do Brasil – S.Z.B. Possui 17 trabalhos científicos publicados, 75 trabalhos científicos apresentados em Congressos e 02 capítulos em livros na área da conservação de animais selvagens.

09h00min as 12h00min:
“Manutenção de Répteis em Cativeiro” (Teórico)


- Características do Grupo;
- Aquecimento;
- Umidade;
- Iluminação;
- Alimentação;
- Montagem de Terrários;
- Profilaxia;
- Limpeza;
- Erros de Manejo;
- Manejo adequado;
- Métodos de Contenção Física e Química;
- Doenças e Tratamentos.

13h00min as 17h00min:
“Manutenção de Répteis em Cativeiro” (Prático)


- Visita Técnica ao Zoológico de Sorocaba;
- Áreas Restritas;
- Setor Extra;
- Quarentena;
- Veterinária;
- Materiais utilizados;
- Métodos de Manejo;
- Métodos de Contenção;
- Coleta de material biológico.

17/09/2011
Local: Zoológico Municipal de Guarulhos*

Docente: Cristiane Espinosa Bolochio

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas (1987/1989), Especialista em “Biologia, Manejo e Conservação de Animais Selvagens pela Universidade de Santo Amaro (2006), desenvolve trabalhos de pesquisa com manejo de animais silvestres em cativeiro, participando dos principais eventos relacionados à fauna, ministrou cursos referentes à manutenção de animais em cativeiro e o papel do biólogo em zoológicos.

Docente: Cláudia Almeida Igayara de Souza
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1989) e mestrado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (2002). É médica veterinária do Zoológico Municipal de Guarulhos desde 1997 e foi professora do curso de medicina veterinária da Universidade Guarulhos entre 2001 e 2009. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária de Animais Silvestres, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina e manejo de animais silvestres, doenças infecciosas animais e zoonoses.

09h00min as 12h00min:
“Manutenção de Aves e Mamíferos em Cativeiro” (Teórico)


- Características dos Grupos;
- Alimentação;
- Montagem dos Recintos;
- Profilaxia;
- Limpeza;
- Erros de Manejo;
- Manejo adequado;
- Métodos de Contenção Física e Química;
- Doenças e Tratamentos.

13h00min as 17h00min:
“Manejo de Aves e Mamíferos” (Prático) – “Visita Técnica ao Zoológico de Guarulhos”


- Visita Técnica no Zoológico Municipal de Guarulhos;
- Setor Extra;
- Quarentena;
- Veterinária;
- Materiais utilizados;
- Métodos de Manejo;
- Métodos de Contenção;
- Marcação individual.

* As atividades realizadas no zoológico de Guarulhos ocorrerão mediante contrapartida à Instituição, conforme termo de Parceria firmado entre as partes;

24/09/2011
Local: "Espaço Avenida Paulista" situado à Av. Paulista, 1.499 - 16º andar.

Docente: Vincent Kurt Lo

Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP (1990), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação da USP (1994) e Especialização em Controle Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1996). Atualmente ocupa o cargo de Analista Ambiental da Divisão de Fauna da Superintendência do IBAMA/SP e coordena o Projeto de Áreas de Soltura e Monitoramento de animais silvestres (ASM) no Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em levantamento, gestão, manejo e controle de fauna silvestre, atuando principalmente nos seguintes temas: animais silvestres, aves, Município de São Paulo, manejo, soltura e reintrodução.

09h00min as 12h00min:
“Legislação Básica de Fauna Silvestre e Categorias de Cativeiro”
“Tráfico de Animais Silvestres e Problemas do Cativeiro Doméstico”


13h00min as 17h00min
“Importância e Possibilidade de Reintrodução de Fauna”
“Aspectos Legais e Operacionais dos Projetos de Soltura e Monitoramento”


Número de vagas: 35

Local: Zoológico Municipal de Guarulhos, Zoológico de Sorocaba e “Espaço Avenida Paulista”.

Datas: 10, 17 e 24 de setembro de 2011 - das 9h00min às 17h00min.

Carga horária: 21 horas.

Certificação: Será emitido pela Econature 1 (um) certificado de 21 horas de participação no curso, aos participantes que freqüentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) do programa.

Investimento: À vista R$ 375,00 ou parcelado em 3 vezes de R$ 125,00
* O investimento no curso contempla: transporte para Sorocaba, material didático, certificado de participação e coffe break.

Ponto de vendas: no Diretório Acadêmico Abrahão de Moraes (DAAM) disponível a partir de 25 de julho de 2011.
Rua Piauí, 85 - Consolação, SP.
Tel.: (11) 2114-8439.

Dados Bancários:
033-Bc. Santander
Agencia: 4341
Conta Corrente: 13000013-4
Econature Consultoria, Pesquisa e Educação Ambiental Ltda.
CNPJ: 10.761.536/0001-83

Importante: Para a opção de depósito ou transferência bancária, o inscrito deverá encaminhar um e-mail para: contato@econatureconsultoria.com.br anexando o comprovante bancário e informando os seguintes dados:
- Nome completo
- RG.
- CPF.
- Data de Nascimento.
- Telefone para contato.

Curso Matâ Atlântica

Segue informações de mais um curso, que por sinal é bastante interessante.

A Biodiversidade da Mata Atlântica

06/agosto/2011 e 07/agosto/2011


A Mata Atlântica é um ecossistema considerado um Hotspot, pois é um bioma muito danificado (mais de 70% destruída), a extensão original da floresta é de 1.227.800 km², mas sobraram apenas 91.930 km², ou seja, 7,5% de floresta, espalhada pela costa do Nordeste Brasileiro até o Sul.
A floresta possui diversas espécies endêmicas, entre animais vertebrados e plantas. Por exemplo as espécies vegetais, das 20.000 existentes 8.000 são endêmicas, o que mostra a riqueza desse bioma e o quanto ele deve ser preservado.
A partir de desses dados é grande a preocupação com o estado da vida silvestre no restante de Mata Atlântica que ainda sobrou. Assim, essa oficina tem por objetivo mostrar aos participantes métodos de observação e identificação da fauna e flora, além de proporcionar muita aventura e contato com a natureza.


Público-alvo:
Estudantes de nível técnico e superior das áreas de meio ambiente e público em geral amantes da natureza.



Atividades:
Descrição
Dia
Hora
Chegada ao alojamento
06/08/2011
9h00
Introdução ao conceito de biodiversidade
06/08/2011
10h00
Almoço
06/08/2011
12h00
Métodos de observação e identificação de fauna e flora
06/08/2011
14h00
Observação de herpetofauna e mastofauna06/08/201119h00



Observação de avifauna e botânica
07/08/2011
05h00
Almoço
07/08/2011
12h00
Fechamento e balanço
07/08/2011
14h00


Alojamento:
CEFS-FSA (Centro de Estudos e Formação Socioambiental da Fundação Santo André). O local possui camas, cozinha, banheiro (masculino e feminino) e salas de aula.

Como chegar:
De carro:
Caminho
Até
SP-150 Via Anchieta
Km 29, seguir placa para Ribeirão Pires.
SP-148 Estrada Velha de Santos
Km 33, entrar a esquerda na Índio Tibiriçá.
SP-031 Índio Tibiriçá
Km 44, mais 200 metros e entrar a direita na Av. Tometich, seguir até o final e entrar a direita.
SP-122 Acesso a Paranapiacaba
Para acesso a Parte de Baixo de Paranapiacaba, onde localiza-se o CEFS-FSA, entrar a esquerda 5 km antes do final da estrada
Ao chegar na vila de Paranapiacaba, no Bar da Zilda, subir até a Rua Direita, 371, Vila Velha, Paranapiacaba CEP 09150-230.

De Trem/Ônibus:

Itinerário
Horário
Tarifa
Trem + Ônibus
Linha 10 - Turquesa CPTM até a estação Rio Grande da Serra depois integração até Paranapiacaba
Inicio de Circulação: 4h00 Integração sai de hora em hora
R$4,00
040-Paranapiacaba
Viação Ribeirão Pires, sai da Estação Prefeito Saladino Linha 10 - Turquesa CPTM
Início de Circulação: 5h00
Sai a cada 40 minutos
R$3,80
Ao chegar na vila de Paranapiacaba, atravessar a ponte da linha férrea, no Bar da Zilda, subir até a Rua Direita, 371, Vila Velha, Paranapiacaba CEP 09150-230.

Observações:
Incluso alimentação dos participantes. Não será disponibilizado nenhum material nas atividades, assim será necessário que os participantes levem seus próprios materiais. Abaixo uma relação básica do que vamos utilizar:

- Botas tipo galocha;
- Capa de chuva;
- Luvas de borracha;
- Lanterna;
- Binóculo;
- Kit de primeiros socorros;
- Garrafa de água;
- Caderneta de Anotações;
- Lápis, Caneta e Borracha;
- Câmera de fotografar.


Carga horária:
20 horas c/ certificado

Coordenador:
Victor Dimitrov é biólogo, tem conhecimento e experiência em inventários de fauna, possui diversos trabalhos publicados relativos a ecologia e zoologia.

Inscrições:
Preencha a ficha de inscrição (clique aqui) e enviar para ekholus@gmail.com.
Prazo para as inscrições: 15 de julho de 2011



Vagas disponíveis:
23 de 35

Valor:
R$60,00

Curiosidades...

mais uma vez fuçando na internet e encontrei esse site http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=1402 , têm umas curiosidades bem interessantes, num sei até qual ponto tem fundamento, mas vale a pena dar uma conferida ^^

Cursos Butantan

Pessoal, estou fazendo um curso no butantan e vi que eles disponibilizam muitos cursos legais por um valor razoavel, estou postando as datas horários e valores. ^^

P.S. algund cursos já foram, porem, imagino que nao que vem eles promovam de novo, portanto, estou postando mesmo assim.


Cursos de Extensão Universitária 2011

TAXA DE INSCRIÇÃO:

Até 20 horas/aula: R$ 50,00
De 21 a 30 horas/aula: R$ 70,00
De 31 a 40 horas/aula: R$ 100,00


1-Serpentes 
14 a 18 de fevereiro, das 9h às 17h (30h)                                 
Público: Graduados e graduandos do último ano em Biologia, Zootecnia, Veterinária e Educação.
Vagas: 20
Programa: Identificação; história natural; distribuição geográfica; manejo; prevenção de acidentes; clínica dos acidentes e primeiros socorros.
Coordenação: Giuseppe Puorto (Museu Biológico) e Sávio S. Sant’Anna (Laboratório de Herpetologia)

2-Introdução a Imunobiologia
11 a 15 de abril, das 8h30 às 12h30 (20h)                                         
Público: Graduados em Biologia, Medicina, Veterinária, Farmácia, Odontologia e Biomedicina.
Vagas: 25
Programa: Sistema Imune: órgãos e células; imunidade inata; imunidade celular; mecanismos efetores da resposta imune; soros e vacinas.
Coordenação: Denise V. Tambourgi (Laboratório de Imunoquímica)

3-Anticorpos antiveneno: policlonais, monoclonais e recombinantes
25 a 29 de abril, das 9h às 17h (30h)                                         
Público: Graduados em Biologia e áreas afins.
Vagas: 20
Programa: Estrutura e função dos anticorpos; reações antígeno-anticorpo; venenos: composição e variabilidade, efeitos locais; produção de anti-venenos; princípios de Biologia Molecular; obtenção de anticorpos monoclonais e recombinantes; técnicas imunológicas: princípios e aplicações.
Coordenação: Irene Fernandes (Laboratório de Imunopatologia)
Apoio: INCTTOX

4-Toxinas Protéicas: estrutura, purificação e caracterização
02 a 06 de maio, das 8h às 12h (20h)                                         
Público: Graduados e graduandos do último semestre em Biologia, Farmácia e Química.
Vagas: 30
Programa: Definição de aminoácidos, peptídeos e proteínas; purificação e caracterização de proteínas; atividades das proteínas de venenos, estrutura de peptídeos e proteínas; hemostasia; desenvolvimento de novas moléculas; aspectos cinéticos das proteínas de venenos.
Coordenação: Isabel de Fátima C. Batista (Laboratório de Bioquímica e Biofísica)

5-Animais de Laboratório: uma especialidade
09 a 13 de maio e 03 a 07 de outubro, das 8h às 17h (40h)                                         
Público: Graduados e graduandos do último ano em Zootecnia, Biologia, Biomedicina e Veterinária.
Vagas: 20
Programa: Ética e 3Rs; manejo das espécies convencionais de laboratório; interferências do ambiente; biossegurança; analgesia, anestesia em roedores; vias de administração e coleta de material; eutanásia e descarte de resíduos biológicos; boas práticas de produção em biotérios; etologia e enriquecimento ambiental.
Coordenação: Vânia G. de M. Mattaraia e Ubimara P. Rodrigues (Biotério Central)

6-História das Práticas Sanitárias em São Paulo
09 a 13 de maio e 22 a 26 de agosto, das 13h30 às 17h30 (20h)                                         
Público: Graduados e graduandos das áreas de História das Ciências e da Saúde.
Vagas: 20
Programa: O serviço sanitário em São Paulo e o papel da saúde pública na política de desenvolvimento do estado; as práticas sanitárias: criação de instituições, ações e programas; a ciência na consolidação de ideários sanitários; o espaço urbano controlado e vigiado.                                                                                                         Coordenação: Maria Cristina da C. Marques

7-I- Aracnídeos - Criação Suporte: biologia e manejo de invertebrados
14,15 e 16 de junho, das 8h30 às 17h (20h)                                          
Público: Graduados e graduandos em Biologia, Veterinária, Zootecnia e Agronomia.
Vagas: 20
Programa: Histórico e importância de criação suporte; morfologia e reconhecimento de espécies; biologia: reprodução e desenvolvimento; manejo e produtividade; manutenção das criações; viabilidade e problemas; aspectos legais e jurídicos sobre criadouros.                                                                                                         
Coordenação: Rosana Martins (Laboratório de Artrópodes)

II- Aracnídeos
12 a 16 de setembro, das 8h30 às 17h (40h)                                         
Público: Graduados e graduandos do último ano em Biologia, Biomedicina, Veterinária e Zootecnia.
Vagas: 20
Programa: Biologia e sistemática de aracnídeos; comportamento; técnicas de coleta; manutenção em cativeiro; alimentação; produção de venenos; prevenção; controle e clínica de acidentes.                                                                                                          Coordenação: Irene Knysak (Laboratório de Artrópodes)

III- Diversidade e Evolução do comportamento dos aracnídeos
19, 20 e 21 de outubro, das 8h30 às 17h (24h)                                         
Público: Graduados e graduandos do penúltimo e último ano em Biologia, Psicologia, Veterinária e Zootecnia.
Vagas: 20
Programa: Estudos de evolução e comportamento de Arachnida; Scorpiones; Opiliones e Araneae; fisiologia do comportamento; evolução nos padrões de teia; tendências no estudo de predação, reprodução, cleptoparasitismo e socialidade em aranhas.                                                                                                              Coordenação: Irene Knysak e Vanessa P. Gonçalves (Laboratório de Artrópodes)

IV- Lacraias
25, 26 e 27 de outubro, das 13h às 17h (12h)
Público: Graduados e graduandos do último ano em Biologia, Biomedicina, Veterinária e Zootecnia.
Vagas: 20
Programa: Biologia; morfologia; morfologia das glândulas; bioquímica dos venenos dos principais gêneros; comportamento; epidemiologia e acidentes; curadoria e coleta.
Coordenação: Irene Knysak e Samuel Guizze (Laboratório de Artrópodes)

8-Biologia Molecular no estudo de toxinas
27 de junho a 01 de julho, das 9h às 12h (20h)                                          
Público: Graduados e graduandos do último ano em Biologia, Biomedicina, Farmácia e Medicina.
Vagas: 30
Programa: Componentes de toxinas animais; caracterização bioquímica de toxinas de serpentes; técnicas de DNA recombinante; clonagem molecular de toxinas de interesse; expressão e purificação de proteínas recombinantes.                                                                                                 Coordenação: Vanessa Rioli (Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada)

9-Informações básicas em animais peçonhentos
04 a 08 de julho, das 9h às 17h (30h)                                        
Público: Graduados e graduandos do último ano em Biologia, Zootecnia, Veterinária e Educação.
Vagas: 20
Programa: Identificação; história natural; distribuição geográfica; manejo; prevenção de acidentes; clínica dos acidentes e primeiros socorros.                                                                                                  Coordenação: Giuseppe Puorto (Museu Biológico)

10-Estratégias para o ensino de microbiologia nos ensinos fundamental e médio
05, 06 e 07 de julho, das 13h30 às 17h30 (12h)                                         
Público: Graduados e graduandos do penúltimo e último ano em Biologia e professores de Ciências e Biologia dos Ensinos Fundamental e Médio e demais educadores.
Vagas: 25
Programa: Ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem utilizando aulas práticas, dinâmicas e oficinas.                                                                                                 Coordenação: Fábio F. Pereira e Glaucia C. Inglez (Museu de Microbiologia)
*gratuito para professores da rede Pública, mediante holerite e cheque caução.

11-Aranhas-caranguejeiras: diversidade, biologia e conservação
11, 12 e 13 de julho, das 8h às 17h (24h)                                         
Público: Graduados e graduandos em Biologia e interessados com noções básicas sobre o tema.
Vagas: 30
Programa: Morfologia; posição taxonômica, relações de parentesco; pesquisa com aranhas-caranguejeiras; famílias: caracterização, distribuição geográfica e ecologia; reprodução e defesa; possíveis fontes de novos fármacos; conservação.                                                                                                      Coordenação: Rogério Bertani (Diretoria Técnica)

12-A biodiversidade de répteis, anfíbios e outras feras na educação
11 a 15 de julho, das 9h às 17h (40 h)
Público: Professores de Ciências e Biologia dos Ensinos Fundamental e Médio e demais educadores.
Vagas: 20
Programa: Metodologias educacionais com desenvolvimento de atividades práticas; divulgação científica sobre animais venenosos, conservação e relação homem-ambiente; educação não formal e a relação zoológico/escola.
Coordenação: Giuseppe Puorto (Museu Biológico/IB), Fátima Roberti (Zoológico de São Paulo/FPZSP) e Márcia Lourenço (Museu de Zoologia/USP)
*gratuito para professores da rede Pública, mediante holerite e cheque caução.

13-Soros e Vacinas
08 a 12 de agosto, das 8h30 às 17h (40h)                                          
Público: Graduados em Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Veterinária e Biologia.
Vagas: 40
Programa: Animais peçonhentos e acidentes; extração de veneno e imunização de equinos; produção de soros; produção de vacinas bacterianas, virais e recombinantes; controle e garantia de qualidade; formulação, envase e acondicionamento.                                                                                                      Coordenação: Elisabeth Christina N. Tenório e Maria Aparecida Sakauchi (Serviço de Virologia/Laboratório de Hepatite)

14-Educação em Museus: teorias e práticas
08, 15, 22 e 29 de agosto, das 13h30 às 17h30h e 27 de agosto, das 8h30 às 17h30 (24h)                                        
Público: Profissionais de Museus e da Educação.
Vagas: 40
Programa: Histórico da educação em museus; educação em museus hoje, no Brasil; principais linhas teóricas; principais ações/atividades; crítica e perspectivas; a avaliação da ação educativa em museus.                                                                                                                      Coordenação: Adriana Mortara Almeida (Museu Histórico)

15-Anfíbios: biologia, taxonomia e venenos
29 de agosto a 02 de setembro, das 14h às 17h (15h)                                         
Público: Graduados e graduandos nas áreas Biológicas e afins.
Vagas: 30
Programa: Introdução à sistemática de anfíbios; biologia e história natural; estratégias de defesa; morfologia e fisiologia da pele com ênfase nas glândulas produtoras de veneno; estratégias reprodutivas; anfíbios na cultura popular.                                                                                                    Coordenação: Carlos Jared e Marta Maria Antoniazi (Laboratório de Biologia Celular)

16-Biologia reprodutiva de cobras e lagartos
26 a 30 de setembro, das 14h às 18h (20h)                                         
Público: Graduados e graduandos (a partir do segundo ano) em Biologia.
Vagas: 25
Programa: Biologia reprodutiva de répteis Squamata; aula prática: dissecção de serpentes e lagartos; etapas do ciclo reprodutivo de fêmeas e machos; caracteres taxonômicos para identificação de espécies ou populações.                                                                                                              Coordenação: Selma Maria de A. Santos (Laboratório de Ecologia e Evolução)

17-DNA, espiral da evolução humana
19 a 23 de setembro, das 9h às 12h (15h)                                         
Público: Graduados e graduandos nas áreas da Saúde e da Educação.                                                                                                                                    Vagas: 30
Programa: Códigos, estrutura química do DNA; conceito de gene; replicação, transcrição, tradução e evolução dos códigos; aplicações médicas.
Coordenação: Itamar R. G. Ruiz (Laboratório de Genética)

18-Bioprospecção de proteínas animais com interesse terapêutico e biotecnológico
07 a 10 de novembro, das 8h às 12h (16h)                                         
Público: Graduados em Biologia, Farmácia Bioquímica, Veterinária, Biomedicina e áreas afins.                                                                                                                                    Vagas: 30
Programa: Bioquímica de veneno/saliva de animais; screening de atividade de toxinas/proteínas; purificação e caracterização bioquímica de proteínas nativas; clonagem e expressão para obtenção de moléculas recombinantes.
Coordenação: Fernanda Faria (Laboratório de Bioquímica e Biofísica)

Páginas